Os Partido devem mudar a sua linguagem para com os jovens e adoptar bandeiras de futuro, alinhadas com os interesses da juventude portuguesa. Se não o fizeram, vão continuar a acusar os jovens de alheamento político sem perceberem que a culpa é de um certo modo de actuação que nunca se preocuparam em modernizar.

 

Os dois mandatos de Pedro Rodrigues decorrem durante os governos socialistas de José Sócrates, tendo estado cerca de três anos e meio em oposição.

No lado do PSD, “coabitou” com as lideranças de Luís Marques Mendes, Luís Filipe Menezes, Manuela Ferreira Leite e Pedro Passos Coelho.

Trabalhando com quatro presidentes do Partido, a JSD de Pedro Rodrigues foi não só um referencial de estabilidade mas também de irreverência. Na memória ficam iniciativas como as do “Pinócrates” e “Vamos correr com o Sócrates”, que aliaram o aguçado ataque político a um mediatismo que a Jota soube recuperar para si.

Os temas do Arrendamento Jovem e do Desemprego são elevados à categoria de bandeiras prioritárias, sendo que no primeiro caso o Governo veio a atrás a iniciativa da JSD, reconhecendo o seu mérito.

Pedro Rodrigues combate igualmente o afastamento dos jovens da política: é com esse objectivo que nasce a “Formação Sub-18”, mini-curso de política de grau 1 ministrado nas escolas.

Finalmente, é com esse presidente que a JSD lanças as primeiras publicações sobre a sua História: “O tempo dos líderes” e “Histórias da JSD”, lançadas respectivamente no 34ª Aniversário e XXI Congresso.

 

Principais acontecimentos durante o seu exercício:

Set/2007 – Luís Filipe Menezes torna-se líder do PSD

Mai/2008 – PSD elege Manuela Ferreira Leite em Eleições Directas

Ago/2008 – Crise do Subprime nos EUA atinge o seu auge com a falência de empresas fulcrais para o mercado financeiro mundial

Jan/2009 – Barack Obama vence presidenciais norte-americanas

Jun/2009 – PSD vence as eleições europeias, elegendo 8 eurodeputados para o PPE

Set/2009 – Durão Barroso é reeleito Presidente da Comissão Europeia

Set/2009 – José Sócrates renova o mandato como PM, mas PS perde a maioria absoluta.

Out/2009 – Programa “Erasmus 1º emprego”, proposta eleitoral da JSD, é aprovada no Parlamento Europeu

Mar/2010 – Eleições Directas no PSD: Pedro Passos Coelho torna-se Presidente