Susana Duarte

Bem-vindos ao 26º Congresso Nacional da Juventude Social Democrata!

Vem ai mais um Congresso Nacional da JSD, e mais uma vez os militantes da JSD são chamados a participar e os respetivos Presidentes de Mesa a ser o garante da transparência dos processos eleitorais locais.

Neste congresso teremos pela primeira vez na história da JSD e na história política em Portugal um congresso online!

Para a Comissão Organizadora do XXVI Congresso da JSD e para o Secretariado da JSD, este foi um desafio sem precedentes. Foi necessário preparar, em muito pouco tempo, com rigor e método, todos os procedimentos para a Eleição dos Delegados ao Congresso e para a inscrição de Delegados de Concelhia, Observadores e Participantes. Foi remetido a todas as Concelhias um Infopack que teve como objetivo ajudar no desenvolvimento deste processo.

Acompanhámos ao pormenor as inscrições, entrega de moções setoriais e, no fundo, procurámos promover todas as ferramentas necessárias para que o processo decorresse de forma simples e dentro dos prazos estipulados.

Esta inovação deve-se aos efeitos ainda presentes da pandemia do o novo Coronavírus COVID–19, a necessidade imperiosa de manter o distanciamento social e garantir que o congresso tivesse condições de segurança para todos.

Independentemente do formato do XXVI Congresso, nos próximos três dias teremos a oportunidade de debater o futuro da JSD. Este é o momento de todos podermos avaliar e analisar o trabalho desenvolvido neste último mandato da Comissão Política Nacional e preparar os próximos dois anos. Ao longo dos últimos dois anos, e em particular nos últimos meses, a política nacional e o Mundo mudaram, dando origem a novos desafios que abraçámos com entusiasmo e sobre os quais devemos refletir neste congresso.

Este é o momento de repensar as nossas posições, as nossas bandeiras e projetar o nosso futuro.

Hoje começamos a escrever mais uma página da história da JSD. Independentemente de quem vai agarrar este novo capítulo, o meu desejo é de que continue sempre a dar mais voz a toda a JSD!

Saudações Social Democratas,
Susana Duarte